Brasil eleva contraindicação de remédio para emagrecer proibido na Europa
MARY PERSIA
da Folha Online
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão responsável por regular os medicamentos no país, ampliou a contraindicação para o uso da sibutramina, uma das substâncias para emagrecer mais usadas no Brasil e que foi proibida na Europa.
Emagrecedor tem relação risco-benefício positiva, diz laboratório
Médicos brasileiros são alertados sobre prescrição
Europa suspende venda de remédio para emagrecer
Entidade quer proibição de medicamento nos EUA
Médicos brasileiros são alertados sobre prescrição
Europa suspende venda de remédio para emagrecer
Entidade quer proibição de medicamento nos EUA
O medicamento tem venda controlada no Brasil, com retenção de receita. Além de pessoas com histórico de distúrbio alimentar, aqueles que apresentaram doenças cardiovasculares serão aconselhados a não fazer uso do remédio.
O alerta brasileiro segue a posição norte-americana sobre a utilização do medicamento. Nos Estados Unidos, a FDA (Food and Drug Administration) também ampliou sua contraindicação, estendendo-a igualmente a pessoas com histórico de problemas cardiovasculares (entre eles, a hipertensão).
O motivo é a elevação do risco de infarto e AVC (derrame), demonstrado em um estudo que acompanhou mais de 10 mil pacientes durante seis anos. Segundo a pesquisa, chamada Scout, as chances de eventos cardiovasculares aumentam 16% com a utilização da sibutramina, presente na composição de remédios como Meridia, Reductil, Sibutrex e outros, incluindo manipulados.
A Anvisa realizará em fevereiro uma reunião com a Cateme (Câmara Técnica de Medicamentos), cujos especialistas definirão uma recomendação ao órgão.
Falsificações
A FDA também alertou, na última semana, sobre a venda de versões falsificadas do medicamento Alli (da GlaxoSmithKline), que tem como princípio ativo o orlistat (o mesmo do Xenical) e comercialização livre nos Estados Unidos.
Testes de laboratório demonstraram que os remédios piratas, bastante vendidos pela internet, contêm sibutramina (que não está na fórmula original) e podem, portanto, elevar o risco cardiovascular. Exames apontaram a presença de até o dobro da quantidade máxima da substância prescrita por dia.
Os efeitos mais imediatos dessa alta dosagem são palpitações, insônia, ansiedade, náusea e aumento súbito da pressão arterial.
| Editoria de Arte/Folha Imagem | ||
Extrai esta noticia da site BOL...
Meninas olhem está noticia....Fiquei assutada agora, vou suspender o meu uso e procurar passar no clinico de novo pra ver como vai ficar....

6 comentários:
Ja tomei remedio para emagrecer há muitos anos atrás, indicado por uma médica, mas não quero mais isso pra mim, o emagrecimento é rapido e a volta dos peso mais rapida ainda, acho que a R.A é o caminho, é devagar mas muito mais eficaz....bjs Rô
olá miga! tem selinho pra vc no meu blog ;)
Oie!!!
Tem um selinho para você lá no meu blog! Eu gostaria de deixar aqui meu obrigada pelo apoio! O processo de emagrecer é tão duro, mas a gente fazendo em grupo fica mais leve, né?
Beijão!
oi amiga obrigada por me acarinhar com este selinho
bjs e avante
boa tarde querida..nossa tomar remedio para emagrecer é furanda..tudo que vai rapido,vem rapido..
bjocas força..
Olá amiga,muito obrigada pelo selinho
Postar um comentário