Simples de fazer... Fácil emagrecer
Nos dias corridos de hoje, muitas pessoas não conseguem mais prestar atenção no que comem. E quando os quilinhos extra começam a aparecer, a pergunta é inevitável: O que posso estar fazendo errado? E a resposta (e a solução!) é bem mais simples do que se imagina. Anotar tudo o que se come! Fazer um diário alimentar é um excelente caminho para iniciar uma mudança nos hábitos alimentares. Ele ajuda a identificar coisas que nem sempre conseguimos perceber, como os horários em que mais comemos, os alimentos que são nossa fraqueza, a associação entre a comida e as emoções. Além disso, nos permite avaliar melhor se estamos exagerando na quantidade, como está a qualidade e passamos a ter mais atenção ao que se come. É aí que percebemos que coisas que nem imaginamos podem estar atrapalhando nosso emagrecimento.
Mas o que deve conter esse diário? As opções são muitas e ele pode ser desde bem simples, com informação só sobre horário alimento e quantidade, até um mais elaborado, em que pode entrar a quantidade em gramas, o lugar da refeição, as emoções sentidas, o nível de fome, entre outras. E o melhor de tudo, você mesmo pode criar o seu, tentando incluir aqueles pontos que sabe serem sua maior fraqueza. Outra dica importante é anotar a refeição logo após fazê-la, sempre que for possível, para evitar que se esqueça de algum alimentos ou da quantidade.
Abaixo seguem algumas ideias do que pode entrar no seu diário alimentar:
Horário da refeição: Algumas vezes ficamos muito tempo sem comer e acabamos exagerando na quantidade. Ajustar os horários pode ajudar a controlar a fome.
Lugar: Ajuda a perceber se você come mais quando está em casa ou no restaurante.
Alimentos e quantidades: Muitas vezes o problema está no tipo de alimento que se come ou na quantidade que pode estar sendo exagerada.
Grau de fome de 0 a 10: Serve para percebermos se estamos comendo mesmo quando não sentimos fome.
Sentimento: Muitas pessoas tendem a comer mais quando estão estressadas ou chateadas, como uma forma de escapar dos problemas e na maioria das vezes não se dão conta disso. Fazer essa associação pode te ajudar a controlar melhor as emoções e evitar descontar na comida.
Atividades em conjunto: Se estava assistindo televisão, por exemplo. Fazer outras atividades no momento da refeição pode tirar o foco da comida e acabamos comendo amis sem perceber.
Tempo da refeição: Se nos alimentamos de forma muito rápida, muitas vezes nosso cérebro não tem tempo para mandar um sinal de saciedade e acabamos ingerindo mais do que necessitamos realmente.
Todas essas perguntas servem para que possamos fazer uma análise crítica de nossa alimentação e identificar os pontos que precisam ser melhorados para iniciar o emagrecimento. Após iniciar o diário alimentar, com certeza o ponteiro da balança vai começar a descer. O que você está esperando? Pegue uma papel e uma caneta agora mesmo e comece a fazer o seu!
Extrai essa materia do site: Dieta Certa.
4 comentários:
Oieee ... escrever um diario é otimo viu.Eu começei a minha RA assim, a um mes atras eu escrevia tudo que comia, este mes que parei... me ajudou muitooo ... tenha um lindo dia ..bjus
Oi,
Vim conhecer seu blog,
também quero emagrecer,
beijos,
Vanessa
Anotar o que comemos é uma forma muito boa de avaliar os resultados, sempre que negligencio isto acabo me atrapalhando.
Desejo que continue firme, viu?
Beijos
Beth
http://aconquista.zip.net
eu sempre escrevo oq como ^^
acho que ajuda e MUITO!!!
beijuuuu
Postar um comentário