O meninas, tudo bom...Que saudades do meu cantinho e de vcs é claro. Desculpe a minha ausencia não estava muito bem nesses ultimos dias ainda não sai totalmente da minha depre e pra completar o meu dente do juizo decidiu nascer estou com boca toda inchada.
Li está reportagem no site http://www.obesidade.med.br/, achei muito interessante e resolvi postar espero que vc's gostem.
Bjusssssss.
A obesidade, segundo muitos profissionais da área da saúde, é o resultado da combinação de fatores genéticos e ambientais, ou seja, "é uma condição médica geral, decorrente de multifatores causais, caracterizada, do ponto de vista psicopatológico, como uma identificação de atitudes não saudáveis na pessoa que hipervaloriza o alimento, levando-a ao sofrimento psicológico" ( Barros, 1994).
Adultos obesos, que já tiveram histórico de obesidade em suas infâncias, muitas vezes, apresentam o que é chamado de Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica(TCAP), onde, o indivíduo ingere, sem controle, grandes quantidades de alimento, sentindo posteriormente, grande culpa por esse ataque.
Alguns autores observaram certas características próprias de obesos com esse diagnóstico associado:
Obesidade nas fases iniciais da infância
Precoce envolvimento em programas de dietas
Maior frequência de restrição alimentar e do distúrbio da imagem corporal
Sintomatologia depressiva mais evidente
Maior preocupação com comida, levando a grandes oscilações do peso corporal no decorrer da vida e a uma maior prevalência de transtornos psiquiátricos
Normalmente, a ansiedade e o estresse, são as principais causas encontradas, onde o comer compulsivo não é provocado por fome ou prazer, se tornando, muitas vezes, um mecanismo de defesa que evita sentimentos de solidão, fracasso e abandono.
O tratamento nesses casos, deve ser multiprofissional, envolvendo médicos, psicólogos, nutricionistas, onde o indivíduo, para emagrecer e permanecer magro deve mudar seu comportamento alimentar, reeducando seus hábitos, identificando e desvinculando a ansiedade do comportamento alimentar.
Segundo certos autores, existem algumas características de personalidade que dificultam o tratamento:
Impaciência
Intolerância à frustração
Rigidez com resistência à mudança
Perfeccionismo acompanhado de decepção por não conseguir como quer e quando quer
Dificuldades em pedir e receber ajuda profissional
Conforme dados tirados da revista ISTO É (outubro/2000), existem 40 milhões de obesos no Brasil, dos quais 1,5 milhão são crianças (Revista VEJA,1998), onde 25% da população infanto-juvenil pesa mais que o ideal.
Portanto, lembrando que grande parte das crianças obesas se tornarão adultos obesos, fica um alerta principalmente aos pais: a prevenção é fundamental.
Para isto, aqui vão algumas dicas:
Fique atento no comportamento de sua criança
Observe suas reações(da criança) diante de determinadas situações
Ajude-a sempre a identificar e nomear seus sentimentos, notando o que a leva à comida
Oriente-a para que mastigue bastante o alimento e sinta o seu sabor
Jamais use a comida como forma de gratificação ou castigo
Procure ajudá-la em sua dieta não oferecendo muitos doces ou frituras
Incentive, desde cedo, a prática de esportes
Acima de tudo, seja um bom exemplo para seus filhos, mostrando que você é o primeiro a adquirir hábitos saudáveis
4 comentários:
Priscila, não esqueci de você não, viu? Agora à tarde te mando um e-mail.
E quanto ao texto, achei muito interessante. Eu me identifico porque já tive alguns episódios de compulsão alimentar em um momento de minha vida e porque minha mãe convive com este problema. É difícil para quem tem e para quem convive com o compulsivo.
Mas, vamos conseguir sim nos tornar exemplos bem-sucedidos! Estamos no caminho! (E dor por causa do ciso, NINGUEM MERECE! Espero que passe logo!)
Bjs
Oi flor...amei o seu texto ...já tive compulsão a ponto de comer sozinha quase uma forma de macarronada de forno...eu me sentia mal e chorava depois...as vezes tenho um medinho de uma recaída!
bjo*
Oi, queridona...
O emagrecimento é um eterno recomeço, viu?
E é recomeçando que a gente demonstra o quanto queremos melhorar.
Não devemos nos abandonar jamais.
Beijos e muita força aí.
;)
Oi! Demorei, mas vim de novo ver como vai tudo!
Sobre o emprego (li o post anterior), qual a sua qualificação e para que tipo de vaga está buscando uma colocação? Há muitos sites legais que orientam sobre a elaboração de curriculos e também sobre a postura em geral, recomendo que dê uma espiada.
Um deles é o http://www.empregos.com.br
Se você pesquisar no Google, por 'dicas emprego', por exemplo, vai encontrar algumas coisas.
Sobre o artigo que fala sobre obesidade, compulsão etc., muito bom.
Continue firme no seu projeto de emagrecimento saudável, tenha muita persistência, invista na paciência, confie sempre no seu taco e siga, vai conquistar seu objetivo, viu?
Espero que este dente pare de incomodar logo, quando ele romper direitinho a gengiva a dor vai passar.
Beijocas, bom feriado, força aí e sucesso.
Beth
http://aconquista.zip.net
Postar um comentário